28 de agosto - Dia do Bancário

27/08/2021 16:03:00

Amanhã, dia 28/08, comemoramos uma data muito importante para todos nós, trabalhadoras e trabalhadores do Ramo Financeiro. Nesta data comemoramos o dia dos Bancários e há um motivo histórico especial para que este seja o nosso dia: 


Em 28 de agosto de 1951, os bancários entraram no que seria a maior greve da história da categoria, com 69 dias de paralisação. Com isso, conseguiram melhorar o reajuste salarial imposto pelos bancos e fizeram eclodir sindicatos de bancários por todo o país, garantindo uma forte e importante representação da categoria em âmbito nacional. Em 1964, o Dia dos Bancários foi transformado em lei. 


Uma importante conquista que nos diferencia das demais categorias é a celebração de uma Convenção Coletiva de Trabalho unificada a nível Nacional, que é referência para toda a classe trabalhadora no Brasil e no mundo. Em 2020 conseguimos uma CCT, válida por dois anos, que nos garantiu, além da manutenção dos direitos históricos conquistados com muita luta, a reposição integral da inflação para o período de setembro de 2020 à agosto de 2021, com o acréscimo de meio ponto percentual, o que se traduz aumento real para nossa categoria, o que, infelizmente, não tem sido a realidade das demais.


Portanto, a Diretoria do Sindicado dos Bancários de Divinópolis e Região parabeniza às bancárias e bancários de todo o Brasil e deseja um futuro de muito sucesso e muitas conquistas para nossa categoria!

 

Diretoria do Sindicato dos Bancários de Divinópolis e Região