28/08/2023 15:35:00
Nesta segunda-feira, 28 de agosto, comemora-se o Dia do Bancário. A data foi criada para lembrar de uma grande vitória da categoria, o reajuste de 31% nos salários, quando os bancos queriam dar apenas 20%. Isso foi em 1951 e a conquista veio depois de 69 dias de paralisação.
Mas, essa não é a única vitória da categoria! A história das bancárias e bancários é marcada por muitas conquistas!
Hoje é um dia especial! Temos muitas conquistas a comemorar. Mas temos que comemorar também a vida do bancário e da bancária. Esse é o nosso valor maior!
Em entrevista hoje no programa Panorama Geral da Rádio Divinópolis, o Diretor do Sindicato dos Bancários de Divinópolis e Região, Hélio Aparecido Rodrigues, lembra também da importância da categoria no seu papel social e reforça a essencialidade do Sindicato no combate a qualquer contratempo que o cidadão possa ter nas agências, na oportunidade poderá procurar o Sindicato que estaremos de portas abertas para orientar e ajudar na solução.
Veja a entrevista
Histórico
No dia 28 de agosto de 1951, os bancários decidiram cruzar os braços para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%.
Muito além do reajuste
Mas, além do reajuste, a greve de 1951 também fez surgir sindicatos de bancários em vários pontos do país. Assim, também é indiscutível a importância da greve para a organização da luta da categoria, que de lá para cá obteve muitas outras conquistas.
Outro mérito da greve de 1951, foi a contestação dos dados oficiais do governo. A partir daí, surgiram as bases para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O Dieese nasceu com o objetivo de municiar os trabalhadores com dados estatísticos confiáveis.