Bancários de todo o país realizam Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa

29/04/2019 12:20:00

Bancários de todo o país realizaram, nesta sexta-feira (26), um Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa.As mobilizações alertaram a sociedade sobre a importância do banco público e reiteraram a luta contra a venda da Lotex, que tem seu leilão agendado para o dia 9 de maio. 

As atividades aconteceram em postos de trabalho e nas ruas. Os sindicatos dos bancários distribuíram materiais de formação para empregados e população sobre a tentativa de desmonte da Caixa. 
 “Todos precisam estar cientes de que o Leilão da Lotex é mais uma tentativa de fragilizar a Caixa. Não tem sentido fragilizar, fatiar ou privatizar a Caixa que além de ser um banco sustentável e lucrativo ainda tem todo um papel social. A defesa da Caixa 100% pública e para todos e com todos os serviços agregados é a garantia de uma sociedade mais justa”, afirmou a dirigente e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) na mesa de negociações com a Caixa, Fabiana Proscholdt.
Para o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE-Caixa), Dionísio Reis, é preciso reforça a resistência. “Estão ameaçando a venda dos ativos da Caixa, que têm o maior retorno para o banco, e fazendo que esse retorno seja revertido para as empresas privadas. Desta forma, não será investido nas questões sociais. Um exemplo disso é a Lotex, que investe 40% de seus retornos em políticas sociais e, após o leilão, investirá apenas 15%. Por isso precisamos nos mobilizar contra esse fatiamento e contra o desmonte da Caixa”, concluiu. 
Os bancários realizarão atividades diárias até o dia 8 de maio e denunciarão, além do desmonte das empresas públicas, o ataque aos direitos dos trabalhadores, como os previstos na reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro. No dia 9 de maio, data agendada para o leilão da Lotex, será realizado um novo Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa.