Bancários entregam pauta específica de reivindicações ao Bradesco

18/04/2013 12:33:02

A Contraf-CUT, federações e sindicatos entregaram nesta quarta-feira 17 à direção do Bradesco, na Cidade de Deus, em Osasco (SP), a pauta específica de reivindicações dos trabalhadores do banco, que incluem PCCS/Remuneração, programa de reabilitação profissional, saúde e condições de trabalho, parcelamento do adiantamento de férias, vale cultura e auxílio-educação.
A pauta de reivindicações foi definida no Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco, organizado pela Contraf-CUT entre os dias 2 e 4 de abril em Atibaia, no interior de São Paulo.

"Dirigentes sindicais do Bradesco de todo o país trouxeram para o encontro os anseios dos bancários de suas bases, manifestadas em encontros locais e regionais. Foi um processo democrático de construção da pauta de reivindicações que culminou com a elaboração do documento", afirma Elaine Cutis, diretora da Contraf-CUT e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco.

"Aguardamos agora o retorno do banco, para iniciarmos o processo de negociação deste ano", acrescenta Elaine.

As principais reivindicações

A pauta de reivindicações aprovada no Encontro Nacional traz a manutenção de reivindicações históricas dos funcionários do Bradesco, assim como novos temas. Os principais são:

> Vale cultura (lei 12.761/2012) - A concessão aos funcionários desse benefício sancionado pela presidenta Dilma Roussef, conhecido com Programa de Cultura do Trabalhador, destinado a fornecer meios para o exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura.

> Parcelamento do adiantamento de férias (de forma voluntária e dividida em até 10 vezes sem juros) - Benefício já existente no Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros bancos. Tem como objetivo não deixar os bancários praticamente sem salário quando voltam das férias.

> Construção de acordo específico do Programa de Reabilitação Profissional (clausula 43º da CCT).

> Negociação sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a fim de estabelecer um novo modelo, construído coletivamente com as representações dos trabalhadores.

Além desses, a minuta é composta ainda de temas recorrentes dos anos anteriores como auxílio-educação, plano de saúde, segurança bancária, dentre outros.


Fonte: Contraf-CUT