Banco do Brasil faz exigências não previstas no Acordo para negociar com a Comissão de Conciliação Voluntária

07/10/2013 11:29:18

O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE DIVINÓPOLIS E REGIÃO realizou Assembléia com os bancários no mês de junho onde os trabalhadores aprovaram os termos da CCV, que possibilita negociar com o Banco o direito a sétima e oitava horas trabalhadas para os cargos de Assistente de Negócio, dentre, com o contrato de trabalho ainda em vigor.

 

Ficou ajustado que o Sindicato pediria a Justiça do Trabalho á suspensão dos processos que ajuizou, e que tratam do tema horas extras, pelo período de 180 dias.

 

O Sindicato, através do seu Departamento Jurídico, fez isso no dia 15 de julho de 2013. Até o momento, o Banco alega que os juízes ainda não se posicionaram sobre a suspensão ou não em todos os processos que o Sindicato ajuizou, e que a entidade deveria aguardar o despacho do Juiz.

 

Argumentamos que a obrigação do Sindicato era apenas pleitear a suspensão, o que foi feito, mas mesmo assim, até o momento, nos pedem para aguardar a liberação por parte do Departamento Jurídico do banco.

 

Alegamos que já nos manifestamos junto a GEPES, em BH na pessoa do Sr. José Xavier de Andrade, sobre o receio da não prorrogação do acordo coletivo, onde o mesmo disse que no momento devido a Negociação Coletiva em andamento tudo indica será o mesmo prorrogado.

 

Neste sentido orientamos todos os bancários interessados, pressionarem a GEPES para que possa haver maior agilidade no processo e assim viabilizar adesão a CCV.
 

Continuaremos aguardando este deferimento e manteremos os trabalhadores informados.

 

Atenciosamente,

 

Humberto Marcial Fonseca
Assessor Jurídico do Sindicato Bancários Divinópolis e Região
Marlene Tomé de Souza - Jurídico