BB aprova concurso público para 2023, reivindicação do movimento sindical

26/12/2022 12:38:00

O Banco do Brasil divulgou nesta sexta (23), no Diário Oficial da União, o edital de concurso público para 6 mil vagas. Desse total, 2 mil são para contratação imediata para escriturário agente comercial e mais mil vagas para formação de cadastro de reserva, com atuação nas unidades de negócios e plataformas de suporte operacional (PSO). Outras 2 mil vagas são para escriturário agente tecnologia, com mais mil vagas para cadastro de reserva de profissionais com foco em conhecimentos de tecnologia da informação (TI).


Segundo o BB, a previsão é que as vagas sejam distribuídas entre todos os estados do país, exceto às de TI, exclusivas para Brasília e São Paulo. “É muito importante novas contratações, mas o total de vagas anunciadas no concurso ainda é insuficiente para reverter o movimento de desmonte que ocorreu nos últimos anos”, explica Fernanda Lopes, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) na CEBB. “Desde 2016, o BB fechou mais de 1.500 agências e cortou cerca de 10 mil empregos, o que, além de reduzir a presença de banco público nas periferias e pequenas cidades, levou à insuficiência de mão de obra e sobrecarga dos funcionários, que continuaram sendo submetidos a metas contínuas”, completa.

A retomada de concursos públicos foi uma das reivindicações levadas pelo movimento sindical na Campanha Salarial 2022. “O fortalecimento do Banco do Brasil como um banco público é fundamental para o país voltar a crescer e manter um desenvolvimento voltado à redução das desigualdades”, pontua Fernanda Lopes. “E o que os trabalhadores e o movimento sindical defendem é um BB não só para o agronegócio e grandes empresas, mas também para a agricultura familiar, para cooperativas de produção, para pequeno negócio e microempreendedores.  E isso passa pela valorização e ampliação do corpo de funcionários e da presença do banco em todas as regiões e comunidades do país”, destaca.

Serviço

As inscrições podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2023 na página da Fundação Cesgranrio no valor de R$ 50. A previsão é de que as provas sejam realizadas em 23 de abril de 2023.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher a UF/Macrorregião/Microrregião de posse e uma das 177 cidades disponíveis para realização das provas.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no Edital, disponível para consulta no site www.bb.com.br/concurso, no Diário Oficial da União, e no site www.cesgranrio.org.br.

 

BANCO DO BRASIL, BB, CONCURSO DO BB, CONCURSO PÚBLICO, FERNANDA LOPES