BB é condenado em R$ 5 milhões por suposto abuso na cobrança de metas

10/07/2014 12:39:19

A 4ª Vara do Trabalho de Teresina (PI) condenou o Banco do Brasil em R$ 5 milhões por suposta exposição de gerentes à cobrança abusiva de metas, através de mensagens por celular e e-mail. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Regional do Trabalho.

 

A sentença também obriga a instituição bancária a contratar profissionais especializados em saúde mental no trabalho para elaboração de diagnóstico sobre as condições organizacionais.

 

Contatado pelo UOL, o banco informou que "não compactua com qualquer prática de assédio" e que irá recorrer da decisão.

 

O BB foi processado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) após denúncia feita pelo Sindicato dos Bancários, que alegava que os funcionários adoeciam por causa de pressões sofridas no ambiente de trabalho.

 

Pelo menos quatro trabalhadores foram afastados de suas atividades e diagnosticados com síndrome de Burnout (exaustão emocional ou estresse, que pode causar a incapacidade temporária ou até definitiva do trabalhador).

 

De acordo com a procuradora do Trabalho Maria Elena Rego, autora da ação, os gerentes eram submetidos a pressões psicológicas.

 

"O banco adotou um sistema baseado no medo e no terror. Por isso os empregados desenvolveram doenças físicas e psíquicas. Com essa sentença, o judiciário piauiense demonstra seu compromisso com os princípios trabalhistas e os direitos fundamentais do trabalhador", diz.