Campanha “Se é público, é para todos” será lançada dia 18 no Congresso Nacional

13/10/2016 13:11:24

 

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas lança no próximo dia 18 a campanha “Se é público, é para todos”, a partir das 19h na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (plenário 2). A campanha em defesa das empresas, bens e serviços públicos foi lançada nacionalmente em junho passado e atinge vários estados brasileiros, além de contar com a adesão da UNI Américas Finanzas, que reúne trabalhadores do sistema financeiro na América Latina.

 

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas foi criado em consequência da luta contra o Projeto de Lei do Senado 555, que viria a se tornar a lei de Responsabilidade das Estatais (13.303, sancionada em 30 de junho passado). A mobilização reuniu representantes dos movimentos sindical, associativo e social, e obteve avanços no conteúdo da lei. Além disso, novas ações contra privatizações e desmonte de serviços públicos vieram se somar à atuação do comitê, do qual participam as centrais sindicais CUT, UGT, CTB, Nova Central, Conlutas e Intersindical, com o apoio da Fenae, Contraf e FUP, representando centenas de categorias de trabalhadores. 

 

De acordo com a coordenadora do Comitê, Maria Rita Serrano, todos os que participaram dessa grande mobilização e prosseguem na luta contra os ataques diários à sociedade brasileira estão convidados para o lançamento, que reforçará ainda a mobilização contra a PEC 241, cujo segundo turno de votação está previsto para ocorrer em breve. Também foram enviados convites a deputados federais e senadores, já que a expectativa é de criação de uma frente parlamentar mista em defesa das empresas e serviços públicos no mês de novembro.

 

Fonte: Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas