Casos de covid-19 voltam a subir e geram preocupação

31/05/2022 13:34:00

Nos últimos dias, a covid-19 voltou a ser a principal causa de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país. O número de casos e de internações por sua causa tem aumentado em todas as regiões, conforme o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sobre as SRAGs, do dia 26. Até o momento, a covid-19 já matou mais de 666 mil brasileiros.


Segundo a Fiocruz, a tendência de alta é observada desde a semana de 24 a 30 de abril, um período longo que indica nova onda da pandemia. A instituição alerta que os dados mostram também que a contaminação deve continuar subindo, e por isso todos devem acentuar os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus, antes mesmo que as autoridades editem decretos mudando as regras de prevenção.

Por conta desse quadro, vários municípios voltaram a recomendar o uso de máscara em locais fechados, como escolas, comércio e locais de trabalho. Para o secretário de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Salles, “as bancárias e bancários devem ficar atentos e cumprir todos os protocolos orientados por especialistas, pois em seu trabalho estão sempre em contato com grande número de pessoas”. Mauro lembra que “essa é a melhor forma de proteger a si mesmo, a própria família e a sociedade como um todo”.

Cuidados

Conheça e siga as principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se defender do coronavírus:

Mantenha distância de outras pessoas de pelo menos 1 metro.
Evite aglomerações.
Use máscara, especialmente em locais fechados. Troque o equipamento sempre que ele ficar úmido.
Prefira locais abertos e ventilados. Abra uma janela se estiver em local fechado.
Limpe as mãos com frequência, com sabão e água ou álcool em gel.
Mantenha-se em dia com a vacina. Até o momento, todos adultos devem ter tomado a primeira dose de reforço.
Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.
Evite tocar superfícies de locais públicos. Limpe superfícies com frequência.
Fique em casa se você sentir indisposição.
Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Se possível, ligue antes para a unidade de saúde e peça orientações antecipadas.
Mantenha-se informado sobre a situação em sua localidade.