Clientes de Moreno aderem à luta contra as demissões do Santander

19/05/2014 13:06:56

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou nesta quinta-feira, dia 15, na cidade do Moreno, Região Metropolitana do Recife, manifestação de protesto contra o fechamento da agência do Santander no município. A unidade é uma das dez agências que serão fechadas ou "incorporadas" até o final de maio em Pernambuco, segundo anunciado pela direção nacional do banco. A atividade desta quinta faz parte da Jornada Nacional de Luta contra as demissões do Santander.

 

Apesar do lucro de R$ 1,428 bilhão no primeiro trimestre do ano, no mesmo período, o Santander eliminou 970 postos de trabalho. Com isso, o banco espanhol fechou 4.833 vagas nos últimos 12 meses, o que representa uma queda de 9% no seu quadro de funcionários.

 

A mobilização desta quinta, além de condenar o fechamento da agência, também exigiu do banco garantia de emprego. "Aqui em Pernambuco, nós já estamos com 46 bancários demitidos e o banco continua fechando agências. Estamos realizando este ato aqui em Moreno e, na próxima semana, vamos estender nossa mobilização para as outras agências que o banco está dizendo que vai fechar" explica Epaminondas Neto, secretário de administração do Sindicato e funcionário do Santander.

Munidos de faixas, cartazes e da réplica ampliada de dois cheques no valor de R$ 465 mil, quantia paga aos diretores executivos do Santander, os diretores do Sindicato conversaram com clientes e usuários da agência. Além de explicar os motivos da manifestação, alertaram para as graves consequências que o fechamento da unidade pode trazer para a cidade e para quem utiliza os serviços do banco.

 

Os sindicalistas também colheram assinaturas para o manifesto por mais funcionários no Santander. A população apoiou a iniciativa e se mostrou preocupada com o fechamento da unidade, já que o município dispõe apenas de duas outras unidades bancárias.

 

"Eu tenho conta aqui nessa agência há 35 anos, desde o tempo do Bandepe. Agora eles querem fechar. Assim fica difícil para a gente. Eu não quero mudar de banco e nem quero mudar para o Santander de Vitória do Santo Antão", externou a aposentada Josefa Maria de Oliveira.

 

O mesmo ocorreu com a dona de casa Ana Maria da Conceição, poupadora da agência, também desde a época do Bandepe, há 25 anos. "Eu acho horrível. Já são poucos bancos aqui em Moreno. Eu tenho minha poupancinha e não quero que levem para outro banco", reclama.

 

Discussão no Parlamento

 

A diretoria do Sindicato aproveitou a oportunidade e procurou a Câmara Municipal do município. Segundo o presidente da Casa, vereador Admilson Barbosa (PSD), o fechamento da agência do Santander em Moreno vai ser um prejuízo muito grande para a população. O vereador também agradeceu ao Sindicato pela luta e disponibilizou um espaço na agenda da Câmara para debater o assunto. A audiência será na próxima terça-feira, dia 20, no plenário.

 

Também se dispôs a enviar correspondências com a assinatura dos vereadores para a direção do banco, manifestando a preocupação do legislativo local em relação ao fechamento da agência. "Hoje, somamos um total de 60 mil habitantes e eu acredito que vai ser difícil para nós perdemos essa agência. Nós só tomamos conhecimento deste fato agora, através do Sindicato, e o legislativo municipal verá a melhor maneira de impedir esse acontecimento", destacou Admilson Barbosa.

 

Em virtude do clima de pânico que imperava na cidade em decorrência da greve da Polícia Militar, o comércio, as instituições públicas e os bancos fecharam as portas pouco antes das 11 horas da manhã. Mesmo assim, não comprometeu a manifestação dos bancários.

 

"Visitamos a agência, conversamos com a população, entregamos uma carta aberta, colhemos assinaturas do manifesto por mais funcionários no banco e fizemos a discussão com os dois únicos bancários da agência, já que os outros foram demitidos", analisa Teresa Souza, diretora da Fetrafi-NE (Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Nordeste) e funcionária do Santander.

 


Fonte: Seec Pernambuco