Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador da Contraf tem reunião itinerante em Minas Gerais

26/04/2016 12:29:13

Na semana em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Coletivo Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Contraf-CUT faz mais uma reunião itinerante, desta vez em Belo Horizonte, na sede da Fetrafi-MG, nesta quarta-feira (27), para discutir as pautas de saúde da categoria e da classe trabalhadora, de forma geral.

 

O encontro acontece em um momento difícil para o País, com ameaças constantes de ruptura do processo democrático conquistado desde 1985, onde os direitos dos trabalhadores podem sofrer retrocessos e a saúde não está fora desse contexto, alerta o secretário de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Contraf-CUT, Walcir Previtale. 

 

“A Política Nacional de Saúde do Trabalhador – PNSST- depende do tripé da Seguridade Social, envolvendo, pelo menos três ministérios:  Saúde, Previdência Social e Trabalho. O enfraquecimento desses três ministérios afetará negativamente a PNSST e os mecanismos que a compõem, como o Fator Acidentário de Prevenção - FAP, o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEp, a Comissão Tripartite - Saúde e Segurança no Trabalho - CT-SST, a Comissão Tripartite Paritária Permanente- CTPP e as demais instâncias democráticas que discutem e estabelecem as políticas de saúde dos trabalhadores no Brasil”, explica Walcir.

 

Entre os temas da reunião do Coletivo, estão as seguintes pautas:    

 

-Análise da Conjuntura;

 

-Prioridades para a área da saúde dos trabalhadores no contexto atual;

 

-Democratização das relações de trabalho no Brasil;

 

-Fóruns tripartites que participamos com representação dos trabalhadores: como ficara daqui para frente?;

 

-Campanha Nacional de 2016 – perspectivas e desafios para a área da saúde dos trabalhadores;

 

Processo negocial - mesa bipartite, assédio moral e cláusula 44ª e 57ª da CCT.

 

Para Walcir, os trabalhadores têm pela frente uma agenda intensa de mobilização em torno da democracia, na defesa dos direitos sociais da classe trabalhadora, e a saúde tem relação direta com o contexto político, econômico e social, por qual o Brasil passa atualmente. 

 

“O desafio colocado para nós passa pela garantia do que foi conquistado, com muita luta, ao longo da última década na área da saúde do trabalhador, precisarmos evitar retrocessos e imprimir um ritmo para se alcançar novas conquistas", explica o secretário. 

 

Contraf convoca trabalhadores para semana em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

 

O próximo dia 28 é lembrado pelo movimento sindical dos trabalhadores como o "Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho". No Brasil e em vários países do mundo, como Espanha, Portugal, Argentina Peru, Taiwan, por exemplo, a data é motivo para mobilizações, atividades, seminários, denúncias e reflexões em torno dos problemas que envolvem os acidentes, as doenças e o mundo do trabalho.

 

Desta forma, a categoria bancária tem muitas razões para participar dos eventos que estão sendo elaborados para lembrar dia 28 de abril e Contraf-CUT convoca todos para as mobilizações. 

 

Neste ano, além das atividades em cada base sindical, um grande seminário acontece em Minas Gerais, especificamente na cidade de Mariana, que foi brutalmente atingida pela irresponsabilidade da mineradora Vale/Samarco/BHP, com o derramamento de lama tóxica, ocasionando a morte de trabalhadores da empresa, de moradores da região e a destruição do meio ambiente.

 

O “Seminário Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora: Desafios e Perspectivas” contará com a participação da Contraf-CUT, além de movimentos e centrais sindicais de todo o País.

 

As discussões do Coletivo Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador nesta quarta-feira (27) também servirão de base para participação do Seminário Nacional, no dia 28.

 

 

"Para diminuir o número de acidentes e mortes no mundo do trabalho é preciso defender a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, do

 

campo e da cidade, dos empregados privados e dos servidores públicos, dos trabalhadores da economia informal, assim como defender o Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo os consagrados princípios da nossa saúde pública, que é a universalidade, a equidade e a integralidade da atenção à saúde da população brasileira”, afirma Walcir

 

O secretário também ressalta que a portaria nº 1823, de 23 de agosto de 2012, do Ministério da Saúde, que institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, deve fazer parte da luta dos trabalhadores.

 

“Temos que transformá-la em lei, e que seja aplicada em todos os ambientes de trabalho, em todos os municípios do nosso país", conclui.

 

Nesta semana, você confere matérias especiais sobre a Saúde do Trabalhador aqui no portal da Contraf-CUT.