02/06/2017 12:21:06
Começou na noite desta quinta-feira (1) a 2ª Conferência Nacional dos Financiários. Com o tema principal “Organizar para Conquistar”, o evento reuniu, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, representantes de sindicatos e federações para debater os assuntos do ramo financeiro e da conjuntura política e econômica do país, com foco nas reformas Trabalhista e da Previdência.
Para Jair Alves, coordenador das Financeiras, a segunda edição do evento foi organizada devido a necessidade em definir as ações a serem tomadas junto aos sindicatos. “Organizar é fundamental para conquistar os nossos objetivos. Todos nós seremos responsáveis por cobrar as ações decididas aqui nos sindicatos. Não adianta deixar apenas no papel”, afirmou.
Os representantes dos sindicatos e federações reafirmaram a luta contra o governo ilegítimo e corrupto, que quer prejudicar o trabalhador. O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, comentou a importância dos movimentos sindicais e sociais na luta pelos direitos. “Neste último ano, após o golpe, apenas nos preocupamos com a conjuntura política. Enquanto no governo Dilma, tínhamos dificuldades, porém a democracia tinha regras. Nós tínhamos a quem cobrar, agora não temos mais”.
De acordo com o presidente da Contraf-CUT, o encontro é importante para politizar o debate com as bases. “Durante o golpe, a nossa reação foi absolutamente qualificada, nossos movimentos se articularam. O nosso movimento foi o primeiro que enfrentou o golpe com a greve de 31 dias e saímos com o melhor acordo para proteção de salário. Graças ao nosso movimento não teremos o estrondoso desajuste salarial esse ano”, afirmou.
“Vamos sair daqui arrumando a estratégia da casa para construir as greves. Enquanto tentarem tirar os nossos direitos vamos fazer greves”, finalizou.
Fonte: Contraf-CUT