Contraf-CUT partipa de seminário da juventude do Condsef

04/11/2016 12:22:10

A Contraf-CUT participou do I Seminário Nacional da Juventude da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), realizado na semana passada, na sede da Confederação, em Brasília. O evento aconteceu em meio a uma série de polêmicas propostas que ameaçam no mínimo uma geração de jovens brasileiros. O seminário debateu a conjuntura, a importância da participação social, e renovação no movimento sindical. “É preciso que garantir a participação dos jovens nos movimentos que buscam a garantia de direitos e avanços em nossas reivindicações”, afirmou Fabiana Uehara Proscholdt, secretária da Juventude da Contraf-CUT, que participou do evento. Fabiana falou sobre experiências de organização do Coletivo de Juventude da Contraf-CUT.

 

Entre temas abordados estão também projetos polêmicos que estão em pauta no Congresso Nacional. O PL 193/16, conhecido como Lei da Mordaça é um exemplo. A PEC 241/16 que pretende congelar investimentos públicos por pelo menos 20 anos comprometendo setores essenciais como educação e saúde é outra ameaça que deve ser debatida e combatida.

 

O movimento de ocupação promovido por estudantes de escolas públicas em todo o Brasil é outro assunto que teve destaque nesse seminário. Hoje, o Ministério da Educação, por meio do ministro Mendonça Filho, editou ofício circular que tenta intimidar esses estudantes. No ofício o MEC exige das direções de escolas listas com os nomes dos estudantes que estão lutando contra as medidas de desmonte na educação pública. Para a Condsef, movimentos legítimos de organização estudantil ou de qualquer segmento da sociedade civil organizada devem ser respeitados e em uma democracia a busca pelo diálogo deve sempre prevalecer.

 

Este movimento em defesa da educação pública deve continuar crescendo e lutar para barrar a PEC 241/16 é outra grande e importante tarefa de todos nós. Em todo o país mais de 800 escolas estão ocupadas e milhares de atos e debates continuam acontecendo em diversas cidades. Vamos continuar reforçando essa mobilização reforçando nossa luta contra a PEC 241/16 e todos os projetos que ameaçam a sociedade brasileira com os retrocessos que pretendem impor. Vamos lutar juntos por educação, saúde, cultura, infraestrutura e tantos outros setores públicos essenciais garantidos pela Constituição.

 

Fonte: Contraf-CUT