Contraf-CUT quer reunião com HSBC para discutir o fim das demissões

12/11/2014 12:46:49

A Contraf-CUT enviou nesta terça-feira (11) um ofício à direção do HSBC, cobrando o agendamento de uma reunião com urgência para discutir o fim das demissões, a reintegração dos demitidos e uma política permanente de emprego. Desde a última quinta-feira (6), estão ocorrendo dispensas em todo o Brasil, que podem chegar a 800 funcionários, segundo informações extraoficiais.

 

"O banco inglês não confirma os números dos demitidos, mas também não nega nem divulga qualquer informação oficial sobre os desligamentos que não param", afirma Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT.

 

Com as demissões, os bancários vêm paralisando desde sexta-feira (7) centros administrativos e várias agências em Curitiba, onde fica a sede do banco, bem como diversas unidades no interior do Paraná e em outros estados, como São Paulo, Rio, Pernambuco e Mato Grosso, dentre outras. "Queremos debater com o banco o fim imediato das dispensas, pois é um absurdo o que o banco está fazendo com os seus funcionários", destaca o dirigente sindical.

 

"Isso caracteriza demissão em massa. Segundo os tribunais, esse tipo de desligamento só poderia ocorrer após o esgotamento de todas as possibilidades de aproveitamento dos trabalhadores, através de um processo de negociação coletiva com as entidades sindicais", salienta Miguel.

 

Outro fator relevante é o clima de angústia e apreensão instaurado entre os empregados do banco, na medida em que a qualquer momento poder ter igualmente os seus contratos de trabalho rescindidos.

 

Audiência no MPT nesta quarta

 

Nesta quarta-feira (12) ocorre a primeira audiência de mediação entre o Sindicato dos Bancários de Curitiba e o HSBC junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) do Paraná, na capital paranaense, para discutir as demissões em massa e a reversão das mesmas.

 

O funcionário do HSBC e secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Alan Patrício, estará presente, representando a entidade dos bancários de todo o Brasil.

 


Fonte: Contraf-CUT