Contraf propõe ampliação do projeto piloto de segurança para Belo Horizonte

15/07/2015 12:46:26

O projeto-piloto de segurança bancária, experimentado em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, será ampliado para Belo Horizonte, por indicação da Contraf-CUT, e para outra localidade a ser definida pela Fenaban. Essa foi a principal resolução da retomada da mesa temática de Segurança Bancária, realizada na sede da entidade patronal, em São Paulo, nesta segunda-feira (13). Durante o encontro, o primeiro do ano - após o cancelamento do que estava agendado para março -, a Contraf-CUT, federações e sindicatos reivindicaram a ampliação do projeto piloto de segurança nas agências de negócio localizadas em Shoppings.

 

A Fenaban respondeu positivamente à reivindicação dos bancários de realização de dois novos projetos de segurança bancária, nos moldes da experiência realizada. Porém, ficaram de consultar os bancos sobre o acréscimo de itens de segurança não testados nestas localidades, como é o caso dos Pabs, agências de negócios e as localizadas nos shopping centers. A data para o início dos projetos ainda não foi definida.

 

"Queremos caminhar para a construção de um projeto que seja definitivo e estabelecer cronograma para a implementação em todo o país", destaca Gustavo Machado Tabatinga Júnior, secretário de políticas sindicais da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.

 

Segundo José Carlos Bragança, representante da Fetrafi-MG, a escolha de Belo Horizonte amplia o projeto e pode fazer a cidade avançar nesta questão: "Em Minas, há uma lei estadual que não é cumprida, será a oportunidade de colocar esse debate para a sociedade e aumentar a segurança para os bancários, vigilantes e clientes", afirma.

 

Projeto em Recife precisa ser aperfeiçoado

 

Durante a reunião, os bancários cobraram ainda mudanças no projeto experimental de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Segundo José Rufino, da Fetrafi Nordeste, a ausência de uma cobertura global, que inclua agências de negócios, Pabs e unidades localizadas em shoppings centers tem prejudicado seriamente o projeto e fragilizado a segurança. "O Ministério Público deu quinze dias, a partir do dia 5 de julho, para a Fenaban e 30 dias para Prefeitura para que elas voltem a fiscalizar essas agências" afirmou.

 

Assaltos a banco

 

Na reunião, a Fenaban apresentou a estatística de assaltos referentes ao segundo semestre de 2014 e ao primeiro de 2015. Segundo os banqueiros, os números de "assaltos consumados" foram 385 em 2014 e 191 no primeiro semestre de 2015. Em 2013, o total de assaltos foi de 449.

 

Por regiões, os números causam ainda mais estranheza. No Nordeste, foram 43 assaltos no segundo semestre de 2014, e 40 no primeiro semestre de 2015. No Norte, 19 assaltos no segundo semestre de 2014, e 10 no primeiro semestre de 2015. No Sul, 26 assaltos no segundo semestre de 2014, e 23 no primeiro semestre de 2015. No Sudeste, 114 assaltos no segundo semestre de 2014, e 113 no primeiro semestre de 2015. No Centro-Oeste, 1 assalto no segundo semestre de 2014 e 5 no primeiro semestre de 2015.

 

"Na nossa avaliação a estatística apresentada pela Fenaban não corresponde à realidade. Os dados são conflitantes com os que temos. Segundo informações que dispomos, para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2015 no Ceará ocorreram 11 assaltos e em Pernambuco 31", afirma Tabatinga.