CONVOCAÇÃO - Assembléia dia 25, quinta-feira, para deliberar sobre GREVE a partir do dia 30 de setembro

24/09/2014 13:31:19

CONVOCAÇÃO


O Sindicato dos Bancários de Divinópolis e Região, convoca todos os bancários de bancos públicos e privados para a Assembleia Geral  Extraordinária   que  se   realizará dia 25/09/2014, às 18horas, na sede do Sindicato, para avaliação e deliberação sobre contraproposta apresentada pela FENABAN na reunião de 19/09/2014 e deliberação acerca de paralisação das atividades por prazo indeterminado a partir da 00h00 do dia 30/09/2014.

 

 

Proposta da Fenaban é insuficiente e leva bancários à greve nacional no dia 30

 

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta dos bancos apresentada na sétima rodada de negociação, nesta sexta-feira (19), que inclui reajuste de 7% no salário (0,61% de aumento real), na PLR e nos auxílios refeição, alimentação e creche. No piso, o reajuste seria de 7,5% (1,08% acima da inflação).
A proposta ainda é insuficiente não apenas na questões remuneratórias, mas também por não tratar do combate às metas abusivas e ao assédio moral, que adoecem a categoria e são apontados como prioridade na consulta nacional feita junto aos bancários. É preciso avançar também nos itens de emprego, barrando as demissões e a alta rotatividade e melhorando as condições de trabalho. O Sindicato lembra que as mulheres com mesmo nível de escolaridade e função continuam recebendo salários inferiores ao dos homens.
“Não dá para ignorar a discriminação contra mulheres e negros. O Censo de diversidade revelou que, caso as diferenças entre a remuneração dos homens e das mulheres continuem a ser tratados em segundo plano, levaremos 88 anos para reduzir as desigualdades de gênero,  ressalta Adriana Nalesso - SEEB RJ”.

 

Mobilização e greve

 

O comando aprovou um calendário de mobilização para pressionar os bancos a apresentarem novas propostas que atendam as expectativas da categoria, apontando para a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir de 30 de setembro, com assembleias deliberativas nos dias 25 e 29.

 

Novidade

 

Na avaliação do presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, a novidade foi os bancos apresentarem uma primeira proposta econômica com aumento real e valorização do piso.
“Isso é importante para nós porque é um reconhecimento da necessidade de os bancários terem aumento acima da inflação e os pisos ainda mais valorizados, mas os índices de reajuste são muito insuficientes diante do lucro do sistema financeiro” disse, lembrando que a tradição de luta da categoria comprova que as conquistas são resultado da capacidade de manter a unidade nacional, a mobilização e a pressão sobre os banqueiros.