Dados bancários para e-mail pessoal dá justa causa

22/05/2014 12:29:24

 Não bastasse a falta de trabalhadores, sobrecarga e pressão para cumprir metas abusivas, os funcionários do Itaú estão tendo de conviver com mais uma ameaça: ser demitido por justa causa.

 

Alguns trabalhadores que procuraram o Sindicato relataram terem sido demitidos sumariamente por enviar a seus e-mails pessoais informações do banco. "A falta de funcionários e a constante pressão para cumprirem metas levaram essas pessoas a tomar essa atitude desesperada. Tentamos reverter essa situação, mas o Itaú se mantém irredutível, alegando que houve  desrespeito ao Código de Ética da empresa", afirma a diretora executiva do Sindicato Marta Soares.

 

A dirigente sindical alerta os empregados a não utilizarem o correio eletrônico da instituição financeira, nem pen drive, ou acessarem e-mail particular a partir do equipamento do Itaú. "As pessoas também não podem se submeter a concluir tarefas fora de sua jornada. Além de ser trabalho gratuito, essa atitude pode camuflar a falta de empregados e ainda gerar o risco de ser demitido", orienta Marta. "Estamos cobrando do Itaú que reveja essa política e contrate mais funcionários para dar conta de todo o serviço que se acumula a cada dia."

 

Outros cuidados - Marta destaca ainda que os empregados devem utilizar corretamente os vales refeição, alimentação e transporte. "A 'venda' ou uso indevido de qualquer um desses direitos também pode provocar a justa causa de trabalhadores. Não é permitido sequer utilizar o carro para ir ao trabalho em vez de usar o vale-transporte."

 

 

Fonte SEEB SP
Jair Rosa – 21/5/2014