Greve nacional começa com força em São Paulo e pressiona bancos

30/09/2014 13:10:52

"Todos os bancários têm de se empenhar para que nosso movimento seja cada vez maior e capaz de arrancar o quanto antes uma proposta dos bancos que contemple nossas reivindicações." A declaração é da presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, que logo no início da manhã convocava todos os trabalhadores a aderirem à greve iniciada nesta terça-feira 30.

 

No primeiro dia de paralisação, o movimento ganhou a adesão dos funcionários de agências das ruas do Centro da capital, do corredor da Avenida Ibirapuera e em Moema, na zona sul; da Praça Silvio Romero e nos bairros da Mooca e Vila Prudente, na zona leste; Avenida Faria Lima, na zona oeste; avenidas Tucuruvi e Voluntários da Pátria, na zona norte; do calçadão de Osasco, além da Avenida Paulista, Praça Oswaldo Cruz e outras unidades.

 

A greve também é forte nos complexos CABB (Central de Atendimento), SAC (Serviço de Apoio ao Cliente), CSI, São João e XV de Novembro do Banco do Brasil, edifícios Sé da Caixa Federal e Patriarca do Itaú.

 

Comando de greve

 

Integrado por dirigentes do Sindicato, da Fetec-CUT/SP, da Contraf-CUT, cipeiros, além de delegados sindicais da Caixa e do BB, o Comando de Greve reúne-se nesta terça às 16h30, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413). Outros bancários também podem participar.

 

Proposta rejeitada

 

A greve a partir do dia 30 foi decidida em assembleia realizada em 25 de setembro, quando a categoria rejeitou reajuste de 7% de reajuste de 7% para os salários e verbas e de 7,5% para o piso propostos pela federação dos bancos (Fenaban).

 

Diante do expressivo número de trabalhadores nas assembleias em todo o país, a Fenaban marcou nova negociação para o último sábado 27 quando fez nova oferta ao Comando Nacional dos Bancários: 7,35% (0,94% de aumento real) de reajuste para salários e verbas e 8% (1,55% de aumento real) para o piso.

 

Considerada insuficiente, essa segunda proposta foi rejeita por unanimidade em assembleia realizada na segunda 29, na qual mantida a decisão de início da greve e organizado o movimento.

 

Ato em frente ao Banco Central

 

Os bancários farão um grande ato nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, na Avenida Paulista (altura do 1.800), para protestar contra a independência do Banco Central prevista em alguns programas de governo dos candidatos à Presidência da República. Lá será feita uma grande assembleia de rua da categoria.

 

"Somos contra a independência do BC porque isso significaria entregar ao mercado, aos bancos, decisões tão importantes para o país como a inflação, a moeda, taxa de juros. Questões que têm grande impacto no emprego e na vida da população e não podem estar nas mãos de apenas um setor da sociedade", afirma a presidenta do Sindicato.

 

O protesto faz parte do calendário do Comando e será realizado em todo o país.

 


Fonte: Seeb São Paulo