Greve paralisa 212 agências e 13 centros administrativos em Curitiba

18/09/2012 14:42:13

A greve nacional dos bancários começou nesta terça-feira (18) com força no Paraná. Neste primeiro dia, a categoria paralisou 212 agências, além dos 13 centros administrativos em Curitiba e região metropolitana, segundo levantamento do Sindicato.

 

 

Mais de 12.500 bancários da base do Sindicato estão de braços cruzados, na luta por melhores condições de trabalho e remuneração justa.

 

O número de agências fechadas supera o total registrado no primeiro dia da paralisação de 2011, quando os bancários pararam 114 agências.

 

 

Itaú lacra caixas eletrônicos

 

Mais uma denúncia de prática antissindical chegou ao Sindicato neste primeiro dia de greve. Bancários denunciaram que o superintendente regional no Paraná do Itaú mandou que os caixas eletrônicos de diversas agências da capital, principalmente na região central, fossem travados e lacrados.

 

 

"Essa atitude evidencia que o gestor pretende colocar a população contra os bancários que querem exercer o seu direito de greve. Muitos conflitos já estão acontecendo nas portas das agências devido à falta de acesso aos caixas eletrônicos pela população", relata Sélio de Souza Germano, dirigente sindical.

 

De acordo com Sélio, o superintendente também está pressionando os bancários a prestar atendimento dentro das agências a conta gotas nos locais onde somente um bancário grevista presta informações aos usuários na frente das agências. "Os bancários estão sofrendo assédio moral", conclui.

 

 

O Sindicato esclarece que os trabalhadores em greve não estão atendendo ao público, contudo, que o posicionamento da entidade e dos grevistas é pelo funcionamento total dos caixas eletrônicos para que os usuários possam utilizar o autoatendimento.

 


Fonte: Contraf-CUT com Seeb Curitiba