PE: Bancários se reúnem com senador para mobilizar luta contra reestruturação da Caixa

04/08/2017 12:55:40

Nesta sexta-feira (4), às 11h, a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, e outros diretores da entidade participarão de reunião com o senador Humberto Costa (PT). A proposta é envolver todos os políticos do campo progressista na luta em defesa da Caixa Econômica Federal. A agenda acontece no contexto de reestruturação do único banco 100% público país, comandada pelo presidente Michel Temer.

 

O próximo encontro será com o senador Roberto Requião (PMDB), ainda neste mês, mas ainda sem data marcada. A direção da entidade não descarta a possibilidade de diálogo com o governo do Estado a fim de cobrar o cumprimento de suas responsabilidades com o desenvolvimento social e econômico dos pernambucanos, ora, ameaçados pelo desmonte da Caixa.

 

Com o objetivo de construir estratégias para enfrentar os desmontes da empresa pública, nesta semana, a direção do Sindicato já visitou os departamentos de Gestão de Pessoas (Gipes) e de Fundos de Governo (Gifug), por onde cogita-se que os cortes vão começar. O calendário de visitas aos setores fundamentais da empresa prossegue durante todo mês de agosto, entre eles, a Gerência do Programa Bolsa Família e Benefícios Sociais (Gifab) e a Gerência de Governo (Gigov). Na sequência, a programação também inclui o Banco do Brasil (BB) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 

O processo de desestruturação da Caixa aponta para o fechamento de 312 agências no país, mas até o momento não há previsão do número de unidades que serão extintas no Estado de Pernambuco. “A estratégia do governo Federal é fatiar gradualmente a empresa pública para evitar uma reação em massa dos empregados da Caixa e da sociedade em geral. Mas estamos atentos e vamos nos articular com todas as forças, em todos os níveis e segmentos para resistir, reagir e reverter mais esse golpe contra os trabalhadores e contra todos os brasileiros. Os políticos do campo progressista podem ser nossos aliados nessa batalha”, afirma a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

 

Nesse sentido, a proposta da organização sindical é instalar em Pernambuco, já no próximo mês de setembro, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. “É uma articulação suprapartidária cuja finalidade é realizar audiências públicas em nos municípios pernambucanos para ampliar a discussão sobre a importância dos bancos públicos como instrumentos de fomento ao crédito e às políticas sociais”, esclarece Suzineide. Ela lembra ainda que, essa frente já foi instituída no âmbito Senado Federal, em Brasília (DF), em junho de 2017, e a meta criar 27 no total, sendo uma por Estado.

 

Fonte: Seec-PE