Pela primeira vez, mulher é eleita presidenta do Conselho Nacional de Saúde

17/12/2012 14:17:18

Maria do Socorro de Souza foi eleita a primeira mulher para a presidência do Conselho Nacional de Saúde (CNS), triênio 2012/2015. O processo eleitoral iniciou-se em 26 de novembro e foi finalizado na 50ª reunião extraordinária, ocorrida na última quinta-feira (13), em Brasília.
A presidenta eleita é representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG) e disputou o cargo do conselho com Clóvis Boufleur, representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Contraf-CUT foi habilitada com direito a voto na eleição do CNS e participou do pleito em 27 de novembro, em Brasília.

"O Conselho Nacional de Saúde é um importante espaço de debates e deliberações, espaço de exercício do controle social da saúde, na proposição de políticas públicas e programas relacionados à saúde, na defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e, fundamentalmente, o conselho deve manter-se em contato permanente com a sociedade e com as reais demandas da população brasileira por mais saúde", destaca o Secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Walcir Previtale.

Mesa diretora

Sete conselheiros de saúde foram eleitos para compor a Mesa Diretora do CNS conjuntamente com a presidenta. Entre as atribuições da Mesa, prevista no regimento do colegiado, está a de promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, com vistas a garantir a intersetorialidade do controle social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas com o propósito de cooperação mútua e de estabelecimento de estratégias comuns para o fortalecimento da participação da sociedade na formulação, implementação e no controle das políticas públicas, entre outros aspectos.

Com essa votação, a presidente da Comissão Eleitoral proclamou eleitos para o triênio 2012/2015 e deu posse aos seguintes integrantes da Mesa Diretora:

1. Maria do Socorro de Souza
2. Geordeci Menezes de Souza
3. Carlos Alberto Ebeling Duarte
4. Edmundo Dzuawi Omoré
5. Ronald Ferreira dos Santos
6. Nelcy Ferreira da Silva
7. Arilson da Silva Cardoso
8. Luiz Odorico Monteiro de Andrade

"A mesa diretora tem um papel fundamental no desenvolvimento dos trabalhos atribuídos regimentalmente ao CNS. Dos conselheiros eleitos para a mesa diretora, além da presidenta, merece destaque a eleição do companheiro Geordeci Menezes de Souza, secretário de saúde do trabalhador da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM- CUT), que teve o apoio da Contraf-CUT no processo eletivo", conclui Walcir Previtale.

Comissões do CNS

O CNS é composto por 26 comissões.

As Comissões são organismos de assessoria ao Plenário do CNS, que resgatam e reiteram os princípios do SUS e do Controle Social. As Comissões buscam fornecer subsídios de discussão ao Pleno para a deliberação sobre a formulação da estratégia e controle da execução de políticas públicas de saúde.

Entre as 26 comissões do CNS, existem as comissões de saúde mental (CISM), a de Saúde do Trabalhador (CIST), a de Saúde Suplementar (CISS) e a de Saúde da Mulher (CISMU).


Fonte: Contraf-CUT com CNS