Revista dos Bancários destaca vitórias da Campanha 2013 e contra PL 4330

27/12/2013 12:40:49

Sob o título "Dupla vitória", os sindicatos de bancários de todo o país estão distribuindo nos locais de trabalho a nova edição da Revista dos Bancários, publicação já tradicional de fim de ano da Contraf-CUT. A revista destaca a conquista de aumento real de salário pelo 10º ano consecutivo na Campanha Nacional 2013 e o adiamento da votação do Projeto de Lei (PL) 4330 da terceirização na Câmara dos Deputados após intensa pressão dos trabalhadores com forte participação dos bancários de todo país.

 

Clique aqui para ler a edição online da revista.

 

A publicação traz imagens da greve nacional de até 26 dias em todo país e mostra também como foi a organização da campanha e a construção da mídia nacional, sob o mote "Vem pra luta", que impulsionou o engajamento dos bancários.

 

Campanha Nacional 2013

 

"Essa foi a campanha da ousadia, da mobilização e da unidade da categoria bancária, que mais uma vez conquista aumento real de salário e valorização do piso, contribuindo de forma decisiva para distribuir a renda no Brasil, que tem a sexta maior economia, mas ainda é um dos 12 países mais desiguais do planeta", avalia o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. Segundo estudo do Dieese, essas conquistas injetaram mais de R$ 8,7 bilhões na economia brasileira até a próxima data-base da categoria.

 

"Mas essa campanha não teve apenas vitórias econômicas. Tivemos importantes avanços na questão da saúde e condições de trabalho, dos quais dois merecem destaque: a proibição de as empresas enviarem torpedos aos bancários e a criação do grupo de trabalho que vai discutir e identificar por que os bancários estão adoecendo tanto", salienta Cordeiro, que também é coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

 

Com a grande mobilização, a categoria ainda forçou os bancos a recuarem da proposição inicial de compensar todos os dias de greve em 180 dias. Eles acabaram cedendo e aceitaram a compensação de no máximo uma hora extra por dia, de segunda a sexta-feira, a partir da assinatura da convenção (18 de outubro) até 15 de dezembro. "Também conquistamos a folga-assiduidade, assegurando um dia de descanso por ano para os bancários que ainda não usufruíam do abono-assiduidade já conquistado nos bancos públicos", acrescenta Cordeiro.

 

O presidente da Contraf-CUT destaca ainda a conquista do vale-cultura, que pela primeira vez faz parte de uma convenção coletiva de trabalho no Brasil. "Isso permitirá que mais trabalhadores tenham acesso à literatura, ao cinema, ao teatro, aos espetáculos de música, valorizando a cultura em todo o país. A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte", enfatiza parodiando a música dos Titãs.

 

A exemplo de anos anteriores, a revista abre também espaço para as conquistas nas negociações específicas com os bancos públicos federais e estaduais. Os acordos aditivos arrancaram novamente importantes avanços, como mais contratações de funcionários no Banco do Brasil e no BNB. "Isso comprova a importância da manutenção da estratégia de campanha nacional unificada", ressalta Cordeiro.

 

Adiamento do PL da terceirização

 

A revista também resgata o intenso processo de mobilização que barrou a votação do PL 4330, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), na Câmara. Foi uma das principais lutas da CUT e demais centrais sindicais em 2013, com forte atuação dos bancários, marcando a resistência da classe trabalhadora contra a nova ofensiva neoliberal dos empresários na tentativa de retirar direitos e precarizar o trabalho para turbinar os lucros dos patrões.

 

"Demonstramos que é possível enfrentar o empresariado, liderado pela Febraban, pois esse projeto de lei, se fosse aprovado, iria liberar a terceirização para todas as áreas das empresas, o que nos bancos significaria a substituição de caixas e gerentes por terceirizados, colocando em risco o futuro da categoria e de seus direitos conquistados ao longo de décadas com a força das mobilizações de gerações e gerações de bancários", salienta Cordeiro.

 

Novos desafios

 

Ao final, a revista traz os principais desafios da categoria para 2014, como a reestruturação produtiva dos bancos, sobretudo a implantação dos meios de pagamento via celular. O destaque é a realização do seminário com os bancos que vai debater as mudanças tecnológicas e organizacionais, onde os bancários irão focar o impacto no emprego, na saúde, na segurança e na integridade físico-psíquica de trabalhadores e clientes.

 

Também é destaque a necessidade urgente das reformas política, tributária, do sistema financeiro e da regulamentação democrática das comunicações no Brasil.

 

Em relação à pauta da Igualdade de Oportunidades, será realizado no primeiro semestre de 2014 o 2º Censo da Diversidade, conquistado na Campanha de 2012. Quanto à segurança bancária, o foco é o acompanhamento do projeto-piloto, outra conquista das negociações na Campanha de 2012, que está sendo executado desde agosto deste ano em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

 

"É uma revista que vale a pena ser lida e guardada para consultas, pois se trata de uma edição histórica, que registra a maior mobilização dos bancários nos últimos 20 anos no país", conclui Cordeiro.

 


Fonte: Contraf-CUT