Secretária da Contraf-CUT participa da Reunião do Coletivo Nacional de Juventude da CUT

07/06/2017 13:23:09

A secretária da Juventude da Contraf-CUT, Fabiana Uehara Proscholdt, participa, desde terça-feira (6), da Reunião do Coletivo Nacional de Juventude da CUT, em São Paulo. O encontro, que termina na próxima quinta (8), tem como objetivo fazer um debate sobre a conjuntura política e a incidência da juventude nela, a partir da importância histórica desse segmento geracional na luta democrática. Pretende-se, dessa maneira, refletir, sobre o momento por que passa o Brasil e apontar ações estratégicas para os jovens no próximo período. Mais de 13 estados e 8 Federações e Confederações de trabalhadores estão representadas na reunião.

 

Para contribuir com uma sociedade mais igualitária e justa, em que os jovens tenham suas demandas específicas atendidas, direitos garantidos e ampliados para a classe trabalhadora, a CUT junto com a DGB-BW (Fundação da Federação de Sindicatos alemães) e BMZ  (Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico na Alemanha) vão colocar em prática um projeto que aproxime o sindicalismo CUTista da juventude trabalhadora e ampliar a participação de jovens nas estruturas sindicais.

 

A ideia do projeto, que vai ser discutida na Reunião do Coletivo Nacional, é que até o fim de 2020, a participação de jovens na estrutura sindical seja ampliada com pelo menos 2 jovens (até 35 anos) em pelo menos 50% das diretorias estaduais/nacional da CUT, que, no mínimo em 15 estados os coletivos de jovens operem ativamente e que uma resolução que garante a realização de Plenária Nacional da Juventude Trabalhadora da CUT seja aprovada.

 

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais, Secretaria de Juventude, Secretaria de Formação e a Secretaria de Finanças.

 

Saiba mais.

 

Fonte: Contraf-CUT