Seminário do Comando Nacional discute estratégia e ações para 2014

27/02/2014 17:35:14

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, realizou nesta quinta e sexta-feira 20 e 21, em São Paulo, um seminário para discutir a estratégia, as ações sindicais e os desafios da campanha nacional deste ano, assim como a necessidade de os trabalhadores se engajarem nas agendas em disputa na sociedade, como a reforma política e o marco regulatório dos meios de comunicação.

 

"Esse seminário é um esforço para começar a organizar a discussão e execução de nossas tarefas neste ano, que tem um calendário bastante apertado em razão da Copa do Mundo de Futebol e das eleições em entidades sindicais e representativas dos bancários, além do pleito para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. A discussão será aprofundada nos fóruns democráticos da categoria", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

 

O Comando Nacional já havia marcado a Conferência Nacional dos Bancários para o período entre 25 e 27 de julho e os congressos dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa para os dias 6, 7 e 8 de junho. Foi agregado a esse calendário a realização de um seminário, entre 28 e 30 de abril, para discutir um novo formato de PLR e a estratégia da Campanha Nacional 2014.

 

A Contraf-CUT está orientando as federações e sindicatos a definirem o mais rápido possível o calendário das conferências estaduais e regionais que precederão a Conferência Nacional.

 

Segurança bancária

 

A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de Pernambuco fizeram uma apresentação conjunta sobre o projeto-piloto de segurança bancária. Conquistado nas negociações da Campanha Nacional 2012, a iniciativa está em andamento nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, com vigência de um ano, ou seja, até o dia 14 de agosto deste ano. Os bancos implantaram medidas como portas giratórias com detectores de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas e guarda-volumes, entre outras.

 

Um grupo de trabalho está acompanhando o projeto-piloto, que já se reuniu três vezes em Recife. Houve também quatro reuniões com representantes das 209 agências envolvidas.

 

Os primeiros resultados revelam queda nos assaltos a bancos em Pernambuco e redução nas ocorrências de "saidinha de banco" nas três cidades, conforme estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS). A próxima reunião ocorrerá no próximo dia 10 de março, às 15h, na sede da Fenaban, em São Paulo.

 

"A expectativa do Comando Nacional é de extensão das medidas de segurança previstas no projeto-piloto para todas as agências e postos de atendimento do país", destaca Cordeiro. "Precisamos de prevenção contra assaltos e sequestros para evitar novas mortes de trabalhadores e clientes em função da insegurança no atendimento dos bancos", ressalta.

 

Saúde e condições de trabalho

 

Após uma apresentação da Contraf-CUT, o Comando Nacional debateu os principais temas em discussão na mesa temática de saúde e condições de trabalho com a Fenaban, como o fim das metas abusivas. "Muitos trabalhadores adoecem por causa das metas abusivas, da sobrecarga de trabalho, da falta de pessoal e do descaso dos bancos", aponta Cordeiro.

 

Também foi debatida a renovação do acordo coletivo que trata do instrumento de combate ao assédio moral, previsto na cláusula de prevenção de conflitos no ambiente de trabalho da convenção coletiva. Uma reunião específica está marcada com a Fenaban para o próximo dia 6 de março, às 15h, em São Paulo.

 

Os dirigentes sindicais discutiram ainda o andamento do GT do Adoecimento, conquistado na Campanha Nacional 2013, para avaliar as causas do crescimento das doenças no trabalho, uso de remédios tarja preta e afastamentos por motivos de saúde.

 

A Fenaban já forneceu alguns dados sobre afastamentos de bancários, mas incompletos. O objetivo é fazer uma radiografia do que vem ocorrendo com a saúde dos bancários. Os dados são referentes aos seis maiores bancos: BB, Caixa, Itaú, Santander, HSBC e Bradesco, onde trabalham 90% dos bancários do país. "Precisamos acabar com o adoecimento da categoria e garantir dignidade no trabalho, saúde e qualidade de vida", enfatiza Cordeiro.

 

II Censo da Diversidade

 

A Contraf-CUT informou o Comando Nacional sobre a realização do II Censo da Diversidade, que será aplicado de 17 de março até 25 de abril em todo o país. Conquistado na Campanha Nacional 2012, o levantamento será disponibilizado em hotsite da Febraban para ser respondido por um universo de cerca de 486 mil bancários, que correspondem a 98% dos funcionários de 19 bancos. As informações serão confidenciais e sigilosas.

 

"Desde já, conclamamos bancários e bancárias de todo país a responderem o questionário do II Censo, uma vez que o maior número de participantes possibilitará conhecer melhor o perfil da categoria, o que será fundamental para combater as discriminações e as desigualdades no sistema financeiro", salienta o presidente da Contraf-CUT.

 


Fonte: Contraf-CUT