Bancários de São Paulo iniciam greve paralisando call center

06/09/2016 13:16:58

 

Vila Santander, Bradesco Telebanco Santa Cecília, Centro Administrativo Tatuapé e ITM, do Itaú, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Central de Atendimento (CABB) do Banco do Brasil, que abrigam áreas de call center, paralisaram as atividades nesta terça-feira 6, primeiro dia de greve nacional da categoria. Entre as reivindicações estão: manutenção do emprego, aumento real, PLR maior e melhores condições de trabalho.

 

Além desses, estão paradas a Superintendência e o complexo 15 Novembro, ambos do Banco do Brasil, a CTDI e as Girets (Gerências de Retaguarda) da Caixa, agências de todas as maiores instituições financeiras na região da Avenida Paulista, no Centro, nas zonas leste, oeste, sul e norte da capital, além de unidades no centro de Osasco.

 

A paralisação foi aprovada por unanimidade por cerca de 1.500 bancários em assembleia no dia 1º e referendada em nova assembleia, na segunda 5.

 

A mobilização é resposta à proposta rebaixada da federação dos bancos (Fenaban) de 6,5% para reajustar salários, PLR, vales e auxílios, e abono de R$ 3 mil a ser pago em uma única vez, sem incidência em férias, 13º, FGTS, previdência. Todas as demais reivindicações foram respondidas pelos bancos com um sonoro NÃO.
O Sindicato mantém estrutura para a greve em sua sede, no centro da capital, e em todas as sete regionais. Todos os bancários podem participar e ajudar a ampliar o movimento para pressionar os bancos a voltar a negociar e apresentar uma proposta decente à categoria.

 

Comando de greve – O Comando de Greve, integrado por dirigentes do Sindicato, da Fetec/CUT-SP, da Contraf-CUT, cipeiros, delegados sindicais da Caixa, do Banco do Brasil, e outros bancários que queiram fazer parte, reúne-se às 17h, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro), nesta terça-feira, na quinta e na sexta.

 

Assembleia – A próxima assembleia será na segunda-feira 12 na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, Sé), a partir das 17h. Necessário apresentar crachá do banco e documento com foto para participar.

 

Mobilização – Na assembleia da segunda os bancários aprovaram a participação no Grito dos Excluídos, protesto no dia 7 de setembro que, em São Paulo, ocorrerá na Praça Oswaldo Cruz, na região da Avenida Paulista, a partir das 9h.

 

Fonte: Seeb SP