Consulta Nacional realizada com bancários de Minas é apresentada na Conferência Estadual

28/05/2018 14:26:20

O segundo dia da 20ª Conferência Estadual dos Bancários de Minas Gerais terminou com a aprovação do regimento interno. Em seguida a presidenta do Sindicato dos Bancários de BH e Região, Eliana Brasil, e a presidenta da Fetrafi-MG/CUT, Magaly Fagundes, apresentaram os resultados da Consulta realizada com bancários de Belo Horizonte e do interior do estado.

 

A Consulta Nacional analisa as demandas da categoria para a Campanha Nacional 2018. Sem caráter estatístico, a consulta é realizada em todo o país e os resultados finais serão apresentados na Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre 8 e 10 de junho em São Paulo.

 

As prioridades apontadas pela categoria para a Campanha Nacional deste ano, tanto em BH quanto nas cidades do interior em que foi realizada, foram o aumento real, a manutenção de direitos e impedir as terceirizações.

 

Em Belo Horizonte e no interior, 93% se declararam contrários ao Projeto de Lei do Senado 203/2017, que autoriza a abertura de agências bancárias aos sábados.

 

Já em relação à reforma trabalhista, 82% dos bancários de BH e região e 76% do interior afirmaram que a mudança foi péssima para o trabalhador.

 

A desaprovação à nova lei se refletiu também na rejeição da categoria aos parlamentares que votaram a favor da reforma. 87% em Belo Horizonte e região e 83% no interior afirmaram que não votariam nestes deputados e senadores.

 

Sobre a Campanha Nacional, as principais formas de participação apontadas por bancárias e bancários foram a adesão à greve, a participação em assembleias e a disposição a conversar com colegas de trabalho, familiares e amigos sobre a importância da mobilização.

 

Outro importante foco da Campanha 2018 é o fim da ultratividade, determinada pela reforma trabalhista. Isto significa que, se não for assinada uma nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) até o dia 31 de agosto, todos os direitos já conquistados pela categoria perderão valor. Na Consulta, 52% de BH e região e 55% do interior afirmaram que ainda não sabiam sobre esta ameaça.

 

Grande maioria dos bancários e bancárias – chegando a mais de três quartos dos bancários em BH e no interior – consideraram ainda como muito importante eleger candidatos comprometidos com a pauta dos trabalhadores, combater o desmonte e a privatização dos bancos públicos e combater a terceirização irrestrita.

 

Fetrafi-MG/CUT com Seeb-Bh

 

Fotos: Alessandro Carvalho