Novo aumento da Selic não estimula geração de mais empregos e renda

04/12/2014 12:19:44

 A Contraf-CUT critica duramente a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que efetuou nesta quarta-feira (3) um novo aumento de 0,5 ponto percentual, elevando a taxa básica de juros, a Selic, para 11,75% ao ano.

 

"Mais uma vez, o Banco Central cedeu à chantagem insaciável dos rentistas e especuladores do mercado financeiro, os únicos que ganham, e muito, com esse segundo aumento consecutivo da Selic. Essa nova elevação vai travar ainda mais o ritmo de crescimento econômico, na contramão do desenvolvimento com mais empregos e distribuição de renda", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

 

Para ele, a elevação da taxa de juros é totalmente descabida, uma vez que não há qualquer ameaça de descontrole inflacionário no horizonte. "Esse remédio amargo não dialoga com a sociedade, e é prejudicial para a economia brasileira, pois vai frear a expansão do crédito, o fortalecimento da produção e do consumo e a geração de empregos, no momento em que o país necessita de estímulos para crescer", aponta Cordeiro.

 

"Se não há excesso de demanda, aumentar os juros não resolve o problema da inflação. Pelo contrário, só vai fazer com que o Brasil siga crescendo pouco, gerando menos empregos, engordando os ganhos dos rentistas, especialmente os bancos, e aprofundando a concentração de renda no país, que já é um dos 12 mais desiguais do planeta, apesar de ser a sexta maior economia mundial. O Brasil precisa, isto sim, de juros menores para transformar crescimento em desenvolvimento econômico", salienta Cordeiro.

 


Fonte: Contraf-CUT