Para Frei Betto, independência só se dá com acesso a direitos básicos

01/09/2012 09:52:34

O escritor e religioso Frei Betto falou na segunda-feira (3) à Radio Brasil Atual FM que a verdadeira independência do Brasil só se dará quando toda a população tiver acesso a direitos básicos, como alimentação, moradia e trabalho.

 

 

Ele ressaltou a importância do 18º Grito dos Excluídos, que acontece nesta Semana da Pátria.

 

Clique aqui para ouvir a entrevista de Frei Betto.

 

 

A programação da manifestação popular, liderada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dá caráter social ao feriado nacional do dia 7, historicamente comemorado apenas pela tradição militar. O grito teve sua primeira edição em 1995.

 

Frei Betto comentou também o papel fundamental que os movimentos sociais, igrejas, associações e sindicatos têm na luta pelos direitos da população.

 

 

O Grito dos Excluídos começou no último sábado (1º). Durante a semana haverá manifestações, seminários e protestos em todos os estados brasileiros, com exceção do Acre, com o tema "Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta os direitos de toda a população".

 

O objetivo é estimular o debate sobre a saúde pública, a educação, as drogas, a moradia urbana e a violência entre jovens, principalmente negros e pobres.

 

 


Fonte: Rede Brasil Atual